sexta-feira, 14 de maio de 2010

O QUE É ANGOSTURA?


Angostura é uma bebida amarga, aromática que é usada no preparo de coquetéis clássicos e em algumas receitas de cozinha. Embora seja um bitter, não é daqueles convencionais para se beber com gelo. Ao contrário, seu uso é limitado a algumas gotas para adicionar aroma e sabor em drinks, sopas, saladas, peixes e em geral.
O que faz a Angostura tão importante para merecer tanto cuidado é o fato de ser um produto sem similar e elaborado com fórmula secreta.
Sua composição mencionada no rótulo, "uma preparação aromática de água, álcool, genciana e extratos vegetais inofensivos para dar sabor e cor ao produto".
O amargo aromático Angostura foi preparado, pela primeira vez, em 1824 pelo médico alemão Dr. Johann Gottlieb Benjamim Siegert. Nessa época o Dr. Siegert era o cirurgião responsável pelo hospital militar do General Simon Bolívar. Lá, os valentes soldados se queixavam muito de cólicas estomacais. Após quatro anos de experiências, o médico desenvolveu um tônico mágico, um fermentado de ervas e raízes tropicais, cascas, água e álcool que pareceu resolver o problema. Ele o chamou de Amargo Aromático Angostura em homenagem à cidade de Angostura, hoje Ciudad Bolívar. Siegert morreu em 1870, mas não antes de partilhar a fórmula secreta com seus filhos. Devido ao clima político instável no país, os irmãos se transferiram para Port-of-Spain em Trinidad, onde a fábrica permanece até hoje. Depois de várias mudanças no controle acionário, porém sempre com a participação dos descendentes diretos do Dr. Siegert, a empresa tornou-se publica em 1981.
Nas principais Exposições Internacionais, a Angostura recebeu o mais alto reconhecimento. Devido ao seu sabor e aroma deliciosos, tornou-se extremamente popular ao redor do mundo.
Sua graduação alcoólica é 44,7% vol.

4 comentários:

  1. Tem algo aqui no Brasil que podemos substituir pelo amargo de angostura? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o campare serve pra su substituir pois ele é um tipo de biter. Ok

      Excluir
  2. Não é possível substituir a Angostura por Campari. São totalmente diferentes e a Angostura é de fato amarga e concentrada, sendo que deve-se usar somente umas duas gotas no drink. Mas Angostura e vendido no Brasil por algumas casas especializadas. O bitter que não se encontra e o Peychaud's

    ResponderExcluir